O que você deve saber sobre Câncer de Mama?
De todos os tipos de cânceres que se manifestam no sexo feminino o de mama pode ser o mais cruel, pois afeta um órgão que tem importante papel na estética corporal, na maternidade e na vida sexual das mulheres.
No Brasil representa a segunda causa de morte por câncer e sua incidência tem aumentado com cerca de 30.000 casos novos por ano.
Apesar das estatísticas, é considerada uma doença curável, graças aos recursos terapêuticos disponíveis, desde que diagnosticada precocemente.
E saiba que 4 em 5 casos de câncer de mama são diagnosticados pela própria paciente, por meio do auto-exame das mamas.
Como é o exame clínico das mamas?
É um exame manual e visual simples das mamas efetuado por seu médico. Ele deve ser realizado pelo menos a cada 3 anos dos 20 aos 39 anos de idade e todos os anos a partir dos 40 anos.
O que é o auto-exame das mamas e quando devo fazê-lo?
O auto-exame é feito tocando e examinando suas mamas diante do espelho, no banho ou deitada, procurando detectar:
Comece a fazer o auto-exame nas mamas a partir dos 20 anos de idade uma vez ao mês, de preferência de 7 a 10 dias após o início do ciclo menstrual, quando as mamas estão menos sensíveis. Mulheres que estão amamentando, devem fazer o exame após a amamentação, quando as mamas forem esvaziadas, sempre no mesmo dia, todos os meses.
As mulheres na menopausa devem realizar o auto-exame, todos os meses, sempre no mesmo dia.
Só com esses procedimentos já estarei segura contra a doença?
Não. Os sinais da doença, pelo menos no início, não são acompanhados de dor. Os procedimentos descritos são uma maneira de auxiliar o diagnóstico precoce da doença, quando ainda é possível obter sua cura.
Portanto é importante saber que faz parte do grupo de risco as mulheres que:
Assim, a partir dos 35 anos, quando estatisticamente a freqüência de câncer de mama aumenta você deve fazer até os 40 anos, uma mamografia, que servirá de referência.
O que é mamografia?
É uma imagem radiográfica de sua mama.
O exame é capaz de detectar pequenos nódulos muitas vezes não palpáveis.
Atualmente, é o melhor método para se detectar câncer de mama.
Lembre-se !
Se seu médico recomendar uma mamografia, isso não significa que você tem câncer. Esse exame também é indicado para detectar outros problemas na mama, quando ainda há tempo para curá-los.
RECOMENDAÇÕES: