Câncer de Mama

O que você deve saber sobre Câncer de Mama?

De todos os tipos de cânceres que se manifestam no sexo feminino o de mama pode ser o mais cruel, pois afeta um órgão que tem importante papel na estética corporal, na maternidade e na vida sexual das mulheres.

No Brasil representa a segunda causa de morte por câncer e sua incidência tem aumentado com cerca de 30.000 casos novos por ano.

Apesar das estatísticas, é considerada uma doença curável, graças aos recursos terapêuticos disponíveis, desde que diagnosticada precocemente.

E saiba que 4 em 5 casos de câncer de mama são diagnosticados pela própria paciente, por meio do auto-exame das mamas.

Como é o exame clínico das mamas?

É um exame manual e visual simples das mamas efetuado por seu médico. Ele deve ser realizado pelo menos a cada 3 anos dos 20 aos 39 anos de idade e todos os anos a partir dos 40 anos.

O que é o auto-exame das mamas e quando devo fazê-lo?

O auto-exame é feito tocando e examinando suas mamas diante do espelho, no banho ou deitada, procurando detectar:

Comece a fazer o auto-exame nas mamas a partir dos 20 anos de idade uma vez ao mês, de preferência de 7 a 10 dias após o início do ciclo menstrual, quando as mamas estão menos sensíveis. Mulheres que estão amamentando, devem fazer o exame após a amamentação, quando as mamas forem esvaziadas, sempre no mesmo dia, todos os meses.

As mulheres na menopausa devem realizar o auto-exame, todos os meses, sempre no mesmo dia.

Lembre-se! O auto-exame não é um substituto do exame clínico realizado pelo ginecologista. Se você detectar qualquer anormalidade no auto-exame das mamas, procure imediatamente um médico! Só ele poderá fazer um exame mais detalhado e orientá-la adequadamente.

Só com esses procedimentos já estarei segura contra a doença?

Não. Os sinais da doença, pelo menos no início, não são acompanhados de dor. Os procedimentos descritos são uma maneira de auxiliar o diagnóstico precoce da doença, quando ainda é possível obter sua cura.

Portanto é importante saber que faz parte do grupo de risco as mulheres que:

Assim, a partir dos 35 anos, quando estatisticamente a freqüência de câncer de mama aumenta você deve fazer até os 40 anos, uma mamografia, que servirá de referência.

O que é mamografia?

É uma imagem radiográfica de sua mama.

O exame é capaz de detectar pequenos nódulos muitas vezes não palpáveis.

Atualmente, é o melhor método para se detectar câncer de mama.

Lembre-se !

Se seu médico recomendar uma mamografia, isso não significa que você tem câncer. Esse exame também é indicado para detectar outros problemas na mama, quando ainda há tempo para curá-los.

RECOMENDAÇÕES: