DISMENORRÉIA

(Cólica Menstrual)

A dismenorréia, também conhecida como cólica menstrual, é um problema ginecológico que afeta cerca de 50% das mulheres em idade fértil, ou seja, que ainda menstruam.

Características da dor

A dor típica da dismenorréia é a cólica, que geralmente tem início poucas horas antes ou logo após o começo do período menstrual.

Localiza-se freqüentemente no baixo-ventre (abaixo do umbigo e acima do púbis), e a região torna-se dolorosa à palpação.

Quando não tratada, a cólica menstrual pode durar dois ou três dias (48 a 72 horas).

Sintomas e Outras Manifestações Clínicas Associadas.

Além da dor em cólica, que pode ser intensa, a dismenorréia pode evoluir com outros sintomas e manifestações associadas:

Na dismenorréia primária, a dor pode ser intensa e geralmente sob a forma de cólica localizada no baixo-ventre (abdome inferior).

Tipos & Causas

A dismenorréia pode ser de dois tipos:

Dismenorréia primária

Esse tipo de dismenorréia surge, geralmente, um a dois anos após a primeira menstruação (menarca).

Embora possa ocorrer em mulheres acima de 40 anos de idade, é mais comum em jovens.

A dismenorréia primária é provocada por aumento da produção de substâncias chamadas prostaglandinas, pela camada endometrial do útero (endométrio).

Essas substâncias são responsáveis pela cólica menstrual.

Para combater a dismenorréia é importante, portanto, controlar a produção de prostaglandinas.

Para controlar a dismenorréia primária, que é o tipo mais comum, torna-se importante bloquear a produção de prostaglandinas - substâncias que levam à cólica menstrual.

Dismenorréia secundária

Ocorre secundariamente a um outro problema que afeta a mulher. Ou seja, a dismenorréia secundária é provocada por alguma doença ou distúrbio que afeta os órgãos pélvicos (ovários, anexos uterinos etc.).

A dismenorréia secundária, geralmente, ocorre muitos anos depois da primeira menstruação.

Quando a mulher apresenta quadro suspeito desse tipo de dismenorréia, é preciso averiguar a presença de doenças ou condições ginecológicas/não ginecológicas, que podem estar causando a cólica menstrual, tais como:

Há muitas outras causas que podem levar a um quadro de dismenorréia secundária.

Portanto, recomenda-se procurar um ginecologista para esclarecer o problema e orientar o tratamento.

Primária

O tratamento mais indicado para a maioria dos casos de dismenorréia primária é o uso de anti-inflamatórios não esteróides (AINE).

São agentes não-hormonais que bloqueiam a produção de prostaglandinas e atuam contra a dor e a inflamação.

Importante

O Anti-inflamatório não esteróide deve ser tomado pouco antes ou no início da dor menstrual e deve ser repetido a intervalos suficientes para evitar nova formação de prostaglandinas. Há diferentes tipos de anti-inflamatórios não esteróides, incluindo alguns mais antigos que podem provocar efeitos indesejáveis, sobretudo para o estômago e intestinos.

Atualmente, há anti-inflamatórios não esteróides mais seguros, que não causam lesão gastrintestinal.

Converse com seu ginecologista.

Em certos casos, pode ser útil fazer uso de anticoncepcionais hormonais, seguindo orientação médica.

Secundária

O controle da dismenorréia secundária também pode ser feito com o uso de anti-inflamatório não esteróide, mas o tratamento vai depender da causa responsável pelo quadro doloroso.

Apoio: MERCK SHARP & DOHME

Autor: Dr. Nilson Roberto de Melo