O que é a endometriose?

A endometriose é uma doença ginecológica, que é dependente do hormônio feminino estrógeno.
Ela ocorre em 1 a 10% das mulheres, durante o período fértil.
Esta doença pode não apresentar sintomas, ou pode ser extremamente dolorosa, causando infertilidade ou grande sangramento.
Esta página foi feita para ajudá-la a entender a endometriose e como ela pode ser tratada.
Se o seu médico diagnosticou a endometriose em você, ele irá discutir com você as opções de tratamento disponíveis.

A endometriose ocorre quando o tecido que reveste internamente o útero (o endométrio) cresce e atua em outras partes do corpo da mulher.
Freqüentemente, o tecido deslocado (chamado implante) é encontrado em locais como os ovários, as trompas de Falópio, a superfície externa do útero, intestino, bexiga, ou em outros locais próximos, no abdome.

Na endometriose, os implantes funcionam exatamente da mesma maneira que o tecido dentro do útero (o endométrio) : eles começam a inchar, à medida que os níveis de estrógeno aumentam e, quando estes níveis diminuem, eles sangram.
O sangramento causa uma reação inflamatória e uma irritação das áreas próximas, formando algumas vezes um tecido cicatricial ou aderências.
Estas, quando extensas, podem ligar órgãos como os ovários e os intestinos, causando dor intensa.

Quando os níveis de estrógenos diminuem, como acontece quando uma mulher entra na menopausa, estes problemas geralmente se tornam menos graves, ou desaparecem.
Os sintomas podem também diminuir durante a gravidez, conseqüentemente à parada do crescimento do endométrio e à parada da menstruação, que ocorrem nesta situação.
Entretanto o alívio pode ser temporário e, em pelo menos 50% dos casos, os sintomas reaparecem meses após o término da gravidez.

A causa da endometriose é ainda desconhecida, porém existem várias teorias a respeito dela.
Uma teoria é que, quando o útero se contrai, durante a menstruação, o fluído menstrual (que contém o endométrio, que se desprende) é empurrado de volta, através das trompas de Falópio, para dentro da pelvis.
As células do endométrio então se implantam nos ovários e nas áreas vizinhas, onde elas eventualmente se desenvolvem e crescem.
Também foi sugerido que o tecido endometriótico circula, através dos vasos sangüíneos, a diferentes partes do corpo, onde ele pode se alojar e começar a crescer.
Pode também haver um componente familiar/hereditário.
A endometriose não tem qualquer relação com câncer.

Quais são os sintomas da endometriose?

Algumas vezes não há sintomas. Mas, com maior freqüência, a endometriose causa algum tipo de dor, particularmente perto da menstruação.
Lembre-se de que esta é a época na qual o endométrio se desprende e é também a época na qual os implantes sangram e irritam as áreas próximas.
Além disso, as cólicas menstruais podem ser fortes.
Outros tipos de dor associados à endometriose incluem a dor a urinar (chamada disúria) e a dor durante uma relação sexual (chamada dispareunia).
Pode também haver dor no meio do ciclo menstrual, durante a ovulação.

Outro sintoma freqüente da endometriose é a infertilidade.
Entre 30 e 40% das mulheres com endometriose são inférteis e esta incidência é o dobro da que ocorre na população geral.
De fato, muitas mulheres descobrem que elas têm endometriose apenas quando consultam um ginecologista porque estão tendo dificuldades para engravidar.

Cortesia: Wellcome-Zeneca