FIBRAS E CÂNCER COLO-RETAL

As fibras dietéticas são substâncias presentes nos vegetais e não são digeridas pelas enzimas do trato digestivos humano, não sendo, então, absorvidas e por isso chegam intactas ao cólon ou intestino grosso. Elas podem ser divididas basicamente em 2 grupos: as fibras solúveis e as insolúveis. No intestino elas funcionam como uma esponja, que absorve água e gordura para  serem eliminadas. As fibras fazem com que o bolo fecal aumente de tamanho e fique mais macio e solto facilitando a sua excreção.

Fibras insolúveis são aquelas encontradas em todos os alimentos vegetais principalmente nas verduras de folhas, nos talos dos vegetais, nas cascas e bagaços de frutas e nos grãos e cereais integrais. Elas estimulam o funcionamento intestinal e são importantes na prevenção do câncer de intestino.

O câncer do intestino grosso, também chamado de câncer do cólon e reto ou câncer colo-retal (CCR), pode ser evitado. É um dos tumores mais freqüentes em homens e mulheres do mundo ocidental e quase sempre se inicia à partir de uma lesão chamada pólipo. O pólipo pode ser  uma lesão benigna, isto é, sem progressão para um câncer, ou evoluir ao longo do tempo para formar um tumor. Esse processo leva tempo, e pode ser assintomático até que o tumor se estabeleça. Nem todos os pólipos evoluirão para um câncer, por isso, durante o exame de colonoscopia, retiram-se os pólipos que são encontrados evitando riscos de progressão da doença.

Os pólipos isolados não causam sintomas na maioria dos casos. Portanto, ás partir do cinqüenta anos de idade, é recomendada uma visita periódica ao médico, para prevenção do câncer colo-retal para homens e mulheres.

Os tumores do intestino crescem de forma silenciosa na maioria dos casos, só apresentando sintomas quando estão em fase mais avançada. A presença de sangue nas fezes ou alteração da forma ou calibre das fezes, assim como da regularidade do seu hábito intestinal são indicativos da necessidade de uma avaliação médica. Perda de peso inexplicada também requer avaliação.

O fumo, álcool, uma dieta pobre em fibras e rica em gorduras pode aumentar o risco de câncer colo-retal. Alimentos com corantes artificiais e conservantes, embutidos e defumados também podem aumentar esse risco.

As fibras diminuem a chance de aparecimento do câncer colo-retal de maneira dose dependente. Existem estudos que sugerem uma diminuição de 50% do risco em indivíduos com dieta rica em fibras, comparados àqueles com menor ingestão. Uma dieta que inclua legumes, verduras cruas, frutas e cereais fornece uma boa quantidade de fibra, assim como de outros nutrientes, essenciais para uma boa saúde. Procure o seu médico ou nutricionista. Eles podem lhe orientar a comer de forma mais saudável.

Gentileza: LIBBS