Anatomia e Fisiologia dos Testículos

 

 

Os testículos, também chamados de gônadas, são glândulas sexuais masculinas. Eles estão localizados atrás do pênis em uma bolsa de pele chamada bolsa escrotal. Os testículos produzem espermatozóides e testosterona. Essas glândulas são localizadas fora do corpo por que para que os espermatozóides se desenvolvam, há necessidade que os testículos mantenham uma temperatura alguns graus abaixo da temperatura normal do corpo.

As células germinativas dentro dos túbulos seminíferos (células de Sertoli) produzem espermatozóides. Os espermatozóides atingem o epidídimo quando estão maduros. Eles são estocados lá por algumas semanas até que eventualmente movam-se para o ducto deferente para serem combinados com as secreções da próstata e vesículas seminais formando assim o sêmen ou esperma. O processo todo demora aproximadamente 7 semanas.

As células de Leydig distribuídas ao longo do testículo são a fonte principal de produção de testosterona do corpo. Testosterona, o hormônio sexual masculino, é essencial para o desenvolvimento dos órgãos reprodutivos e caracteres sexuais secundários como: pelos no corpo e face, voz grossa, musculatura mais desenvolvida. Sem a quantidade necessária de testosterona, o homem perde o vigor sexual, pode apresentar fraqueza, depressão, fogachos e osteoporose.

Quando falamos sobre câncer testicular, estamos normalmente falando sobre câncer das células germinativas. É possível ter tumores das células de Leydig ou das células de Sertoli, mas esses tumores são incomuns e usualmente não malignos. Também, já que o câncer testicular é associado com as células germinativas, nódulos ou massas na bolsa escrotal ou no epidídimo, mas não no testículo, não podem ser câncer do testículo!